Educação alimentar começa desde cedo.

Muitos pais falam do sentimento de culpa em não atender um pedido da criança, mais importante que este sentimento é a falta de um limite que pode provocar doenças na criança como a obesidade infantil e esta desencadeante de tantas outras doenças.

Outros fatores que contribuem para uma alimentação inadequada são os hábitos, os pais por vezes contribuem de forma  não intencional comprando produtos e alimentos não seletivos, na dispensa ou no refrigerador não se encontra opção de produtos naturais ou orgânicos.

10 passos para prevenir a obesidade infantil


1. Meu pai é um herói: Em muitas situações as crianças consideram os adultos como modelo, não resolve oferecer um suco natural em quanto os pais tomam refrigerante.

2. Propor punições para quem não se alimenta: “ Se não comer o feijão, não vai assistir TV”. Isso só vai aumentar a antipatia que a criança sente por feijão ou grãos.

3. Não faça trocas (barganhas), ou ofereça prêmios: “Se comer tudo” vai ganhar um “doce”. Fica a impressão que a refeição não é boa e que premio é delicioso.

4. Não atenda a todos os pedidos: A criança vai ultrapassar todos os limites abusando das guloseimas e calorias. O bom senso deve prevalecer, podemos ter momentos de flexibilidade, tudo em excesso é prejudicial.

5. Refeições ou lanches fora do horário: O ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas, evite lanchinhos e guloseimas fora dos horários das refeições.

6. Desistir a primeira imposição ou recusa: A criança tem uma disposição a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Uma salada com opções variadas de folhas e legumes é uma boa solução, a criança pode comer o que quiser, e deveria experimentar antes de recusar.

7. Sem brincadeiras na hora das refeições: Hora de comer é momento que a criança deve aprender o significado e importância das alimentações, evite dengos e afagos. Muito agrado a criança pode ser tornar manhosa exatamente nas refeições.

8. Fazer da ida a um fastfood, pizzaria, churrascaria, “Uma Festa”: A comida da mamãe perde o interesse.

9. Trocar refeições: Não quer arroz e feijão, então come bolachas. Essa saída é muito comum, e se fizer uma vez, a criança pode se habituar e vai repetir essa tática sempre.

10. Meu filho só come macarrão: A criança faz todas as refeições do dia com o mesma alimentação faltando nutrientes, fibras, vitaminas etc...