Sempre que vamos a um supermercado, nos deparamos com uma diversidade impressionante de alimentos. Mas será em nossas compras, estamos escolhendo os alimentos que fazem bem ao coração? Você sabe quais são? E o melhor, será que são estes os alimentos que fazem bem à saúde?

As duas coisas estão intrinsecamente interligadas, afinal se você colocar alimentos que fazem bem ao coração, tirando em casos de patologias específicas, dificilmente fará mal ao resto do seu corpo.

O coração é o segundo órgão mais importante do ser humano, ficando atrás apenas do nosso cérebro, mas estudos dizem que ele é o órgão mais sensível a variações na alimentação.

Foram comprovados os benefícios de alimentos ricos em fibras e alimentos ricos em gorduras que auxiliam na redução do mau colesterol.

Procurando auxiliá-lo, vamos trazer os 10 alimentos que você encontra em qualquer supermercado e que pode fazer com que prolongue a vida útil do motorzinho que existe dentro de seu peito. Não vamos só contar quais são estes alimentos que fazem bem ao coração, mas também explicar o porquê.

10º - Couve (Alimentos que fazem bem ao coração)

O primeiro fator e talvez o mais importante, é que a couve é rica em antioxidantes, que controlam a produção dos radicais livres e protege suas células contra o envelhecimento precoce. A couve é extremamente rica tambémem vitaminas Ae E. Também contém uma boa quantidade de fibras.

É bom destacar que a Couve contém magnésio que é aliado importante que auxilia nosso sistema a livrar-se do colesterol ruim. Com isso é responsável por desobstruir veias e artérias e controlar a pressão arterial.

Ainda sobre o magnésio, ele é o parceiro ideal do cálcio para o movimento natural de nossa musculatura, pois ele contribui para o relaxamento muscular enquanto o cálcio auxilia a contração muscular.

9º - Romã (Alimentos que fazem bem ao coração)

Assim como a Couve, a Romã também possui uma quantidade (até maior que a antecessora) de antioxidantes, responsável pela proteção contra oxidação celular.

Consumir a Romã ao menos uma vez por semana ajuda e muito a manter a boa circulação do sangue em nossas veias e artérias. Estudos apontam que quem consome Romã ou suco de Romã com regularidade, diminui cerca de 30% as chances de ataque cardíaco e derrames.

Além disso, ajuda na diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), bem como afina o sangue e previne o acúmulo de coágulos.

8º - Nozes (Alimentos que fazem bem ao coração)

Pesquisas com este alimento e outras oleaginosas, feita na Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, comprovaram que as Nozes são responsáveis não só por adicionar estes antioxidantes, tão falados anteriormente, mas também por manter o nível da qualidade deles.

Com função diferente da Romã, por exemplo, ao invés de serem responsáveis pelo afinamento do sangue, as Nozes são responsáveis pela dilatação de nossas veias e artérias.

Quando falamos sobre a qualidade dos antioxidantes, muitas dúvidas podem surgir acerca desse comentário. Antioxidantes não são extraídos apenas da Vitamina E, como se pensava, as nozes possuem antioxidantes cerca de 10 vezes mais potentes que as da couve e da romã, por exemplo.

Só tome um pouco de cuidado, pois como ela é uma delícia, é difícil resistir à tentação de comer inúmeras. Lembre-se que ela é calórica e o exagero pode ser prejudicial ao invés de benéfico

7º - Castanha-do-Pará (Alimentos que fazem bem ao coração)

A castanha-do-pará segue o mesmo caminho das nozes, é uma oleaginosa e é extremamente potente na carga de antioxidantes, mas não só.

Esta castanha, a castanha-do-pará contém uma quantidade significativa de fibras, que são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, regulando a flora intestinal.

Interessante é que ela é rica em vitaminas e minerais e atingem quantidades significativas em relação as que necessitamos diariamente. Com o consumo de 4 castanhas diárias, você atinge quase toda a necessidade de zinco, fósforo e magnésio.

6º - Tomate (Alimentos que fazem bem ao coração)

O tomate contém uma substância chamada licopeno. Esta substância é considerada um carotenóide natural... Espera, espera, espera! O que é carotenoide?

De forma bem simplificada, é a substância responsável pela coloração vermelha e vermelha escura que se encontra não só no tomate, mas em muitos alimentos, como a beterraba e a melancia, por exemplo.

Tá, entendi, mas esse licopeno faz bem ao coração? Sim, e muito! O licopeno previne o estresse causado pelo colesterol ruim, assim prevenindo o enrijecimento de nossos vasos sanguíneos.

5º - Azeite de Oliva (Alimentos que fazem bem ao coração)

Existem diversas dietas baseadas em azeites, peixes e castanhas, muito delas se dá pelas gorduras fundamentais que estão presentes nas gorduras boas que estes produtos nos trazem.

O azeite de oliva é um deles, que, além de garantir o controle do colesterol ruim, o LDL, aumenta o colesterol bom, o HDL.

Esta gordura boa é chamada de monoinsaturadas no azeite e poli-insaturadas nas castanhas, que trazem benefícios para a saúde, tanto para o coração pela melhora do desempenho cardiovascular, quanto para o cérebro, garantindo sua proteção.

Recomenda-se a utilização do azeite em detrimento ao óleo de cozinha convencional, pois mais do que os benefícios apontados anteriormente, ele é menos calórico e te ajuda no controle do peso.

4º - Banana (Alimentos que fazem bem ao coração)

A banana? Sim, a banana! Poucos estudiosos e nutricionistas classificam a banana como um alimento que faz bem ao coração e a saúde, mas descobertas recentes apontam não só que ela faz bem como é uma das que MAIS fazem bem.

A banana é barata, existem em todos os cantos do país e é uma das principais fontes de fibra presentes na alimentação do brasileiro. Sua quantidade exacerbada de potássio faz com que ele garanta um bom funcionamento muscular.

Tomando base que o coração é um músculo, benefícios deste potássio para nosso coração, que antes eram ignorados, hoje são evidentes.

3º - Lentilhas (Alimentos que fazem bem ao coração)

A lentilha não tem uma aparência que transmita muita vitalidade, não é mesmo? Engana-se que a julga pelas aparências, pois a lentilha é um dos grãos mais completos na prevenção contra doenças do coração.

Ela possui a junção de 3 dos itens citados como vitais para o bom funcionamento do coração:

ü    Fibras

ü    Potássio

ü    Magnésio

E mesmo já juntando 3 fatores importantíssimos para a saúde de nosso coração, as lentilhas ainda possuem também ácido fólico, que tem ligação direta com o controle de sua pressão.

2º - Vinho (Alimentos que fazem bem ao coração)

O vinho, tão criticado por muitos, é uma ótima opção para manter a saúde de seu coração. Muito por ter uma substância única, o resveratol, que é uma substância dentre as já citadas antioxidantes e que, este em específico, tem poderes não só para o coração, mas para o corpo todo.

Claro que seu consumo tem que ser deveras moderado e caso consiga manter uma rotina de uma taça de vinho diária, você colherá resultados em curto, em médio e em longo prazo.

Caso não consuma bebidas alcoólicas, o suco de uva integral é uma alternativa tão ou mais saudável do que o vinho.

1º - Peixes (Alimentos que fazem bem ao coração)

Peixes de água profunda e de couro, como o salmão, o atum e em nosso país o pirarucu, são ótimos aliados de nossa dieta para quem quer ter um coração saudável.

Muito por causa componente ômega 3, que é uma gordura poli-insaturada e tem poderes sobre o controle do colesterol ruim que batem qualquer outro aqui citado.

Claro que estes peixes têm que ser preparados o mais próximo do cru possível. Se por ventura não gostar de peixes cru, uma saída é apenas selar ele em uma frigideira, assim não perdendo tanto a qualidade deste ômega 3.

Conclusão

Com todos os itens citados acima, dá para manter uma dieta por anos e anos. O interessante é que a maioria deles agrada ao paladar de quase todas as pessoas, sendo possível realizar uma mescla deles para obter melhores resultados.

Quando mais a ciência avança, é maior também o número de descobertas sobre os alimentos que fazem bem ao coração e a nossa saúde.

Esperamos que ao menos 1 dos 10 itens apresentados acima faça-o pensar em adicionar a sua alimentação, assim proporcionando uma maior qualidade de vida.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais, ele pode ser útil para algum amigo seu também!

Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.