Artesanato com materiais orgânicos folhas e papelão

 

  Educadora social Ana Monteiro

E-mail: [email protected]r

Introdução                                                                                                                                                                                                                                                     

       O principal alvo deste projeto e a orientação de pessoas em relação ao meio ambiente e o artesanato, se pretende realizar a construção de flores feita de folhas e vasos de papelão, utilizar as folhas para decoração de sacolas e blocos de anotações, esperando de tal modo mostrar que com material orgânico se pode gerar renda e diminuir uso de flores plásticas, tudo isso será realizado em uma oficina de 30 horas para jovens do cras, ministrado pela educadora social Ana Monteiro que é assistente social e participante do terceiro setor.

 Justificativa

     Os resultados consistem que o publico alvo aprendam o que é realmente artesanato e quando podem ser considerados verdadeiros artesãos,  quando retira da natureza a matéria prima e transforma em um objeto utilitário e decorativo sem prejudicar o meio ambiente e passa a ter a consciência da preservação ambiental e com isso transforma o que é orgânico em artesanato para gerar renda. A importância de executar esse projeto e para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para torná-lo uma fonte de renda. Segundo Darwin, a criatividade é a manifestação da força criadora inerente à vida. É um instinto biológico, tão básico como o sexo e a fome, pois é uma reação inerente aos desafios naturais que ajudam na sobrevivência da espécie.

Por outro lado existe também o fato do artesanato ser um tipo de trabalho mais livre que os outros, tidos como formais, na medida em que as pessoas podem exercer o ofício em sua própria casa, e a qualquer hora, comercializando-o posteriormente nas feiras de artesanato ou diretamente nas lojas especializadas. Outro aspecto é o de ser uma atividade que propicia um relaxamento, tanto do ponto de vista mental quanto físico, estimulando a concentração, a memória e a coordenação motora, sendo, portanto indicado para participantes de todas as idades. Esta última característica do artesanato, talvez seja a mais interessante e por isso mesmo e bastante explorada quando se realiza as oficinas, pois além de exercitar as habilidades manuais, proporciona uma maior integração entre as pessoas, assim como, a cooperação, a criatividade e até certa serenidade espiritual.

Objetivo geral

       Contribuir para o progresso de vida das pessoas a fim de que compreendam o que realmente seja o artesanato.

 Objetivo

     Com o desenvolvimento das oficinas, pretende se que a prática de uso de matéria prima como folhas de árvore e papelão seja estimulada e levada, portanto a:

  • Conscientizar as pessoas da preservação do meio ambiente
  • Melhorar Geração de renda em pelo menos 30%
  • Ampliar o acesso a cultura 
    • Estimular a coordenação motora dos indivíduos e a criatividade humana

Público-alvo

     O projeto trabalha com adolescentes, jovens e terceira idade todos serão beneficiados diretamente dependendo da local a ser elaborada a ação, a necessidade de qualquer um desses grupos não se refere somente à produção artística, mas também como um agir integrado ao viver, e, se o homem cria, não é apenas porque gosta e sim porque precisa. Os efeitos positivos será criatividade individual, aliada ao conhecimento de técnicas específicas e geração de renda.

       Metodologia

O método a ser usado no trabalho artesanal será esqueletização inicia-se com a colheita de folhas, que após um processo de cozimento, lavagem, secagem e tingimento, obtêm-se a matéria prima necessária para o desenvolvimento de produtos. Este processo tem como principal característica a conscientização da preservação do meio ambiente, que e base do projeto. No "artesanato ecológico" podem-se utilizar folhas de arvores papeis que seriam descartados, como por exemplo: embalagens de papelão coadores de café descartáveis, latas, folhas, de ajeru, goiabeira, limoeiro, cupuaçu e outros e galhos secos, restos de lã e fio, retalhos de tecidos, entre outros.

Cronograma

            Cada oficina terá a duração de cinco dias, 6 horas diárias, totalizando 30 horas. Conforme o aprendizado dos alunos, os mesmos, estará capacitado a confeccionarem de dois a três objetos.

As oficinas ocorrerão nos seguintes horários:

Dos horários a combinar

Atividades práticas a serem desenvolvidas

  • Galhos de flores
  • Vasos
  • Sacolas de papel
  • Bloco de anotação

Atividades teóricas a serem desenvolvidas

   Levando em consideração a premissa de que só há mudança de hábito, quando há também, mudança de conceito, haverá breve explanação teórica para que os alunos (as) entendam os reais motivos da preservação do meio ambiente

Orçamento

Materiais usados na oficina para 20 alunos

Despesa com material

Material

Quantidade

Valor

Caixa de papelão

10 cx

Barbante

1000 metros

Serragem

04 quilos

Pinceis de 2 polegadas

20 unid

Cascorez cola

03 litros

Tinta para tecido cores verde, amarelo, vermelho

05 und. Cada

Tinta bisnaga preto, ocre e marrom

O3 unid cada

          

                 

Lápis preto

20 unid

                      

Filtro de café

05 caixas

Estilete

20 unid

Tesoura

20 unid

Soda caustica

05 frascos

régua

20 unid

total

Despesa com pessoal

Pessoal

Quantidade

Valor

Assistente social (educadora social)

01 Pessoa 30 horas aula

R$ 500,00