A decisão de emagrecer não precisa ser sinônimo de sacrifícios e renúncias. Especialistas aconselham-nos a fazermos trocas saudáveis, que irão ajudar a promover a nossa saúde e também a emagrecer.

Seguem 5 dicas para você adotar: 

1)    Farinha branca

Trocar a farinha branca pela integral sem dúvida é saudável, já que alimentos integrais contém mais fibras e ajudam o bom funcionamento do intestino. Também dão sensação de saciedade e consequentemente ajudam a emagrecer. 

2)    Alimentos industrializados

Dê preferência por alimentos frescos ao invés de industrializados em sua dieta. Os alimentos industrializados são ricos em sódio e gordura, provocando muitos problemas, como retenção de líquidos, aumento de peso e da pressão arterial. Já com a adoção do uso dos alimentos frescos na preparação dos pratos, você pode limitar a quantidade de sal e gordura, além do acréscimo de ervas que trarão mais sabor em sua mesa. 

3)    Fritos

Trocar alimentos fritos por alimentos assados ou grelhados só traz benefícios. A redução na quantidade de calorias é evidente e o coração agradece. 

4)    Refrigerantes

Tome a decisão de eliminar os refrigerantes de uma vez de seus hábitos alimentares. Essas bebidas são cheias de açúcar e de calorias. Portanto, beba água, que é muito mais saudável; o recomendado é que bebamos 1,5 l de água diariamente. Chás de ervas sem adição de açúcar também são válidos. 

5)    Elevador

Uma troca saudável que não tem a ver com os alimentos é trocar o uso do elevador pela escada. Esse hábito ajuda-nos a sair do sedentarismo e corta bastante calorias. Adote essa medida o quanto antes. 

Muitas pessoas adotam dietas restritivas com a promessa de conseguirem um rápido emagrecimento. Contudo essas dietas deixam o corpo sem os nutrientes necessários para se manter saudável, sem contar que ao término da dieta a pessoa volta aos hábitos alimentares antigos, recuperando todo o peso que havia perdido: é o chamado “efeito sanfona”.

Portanto não vale a pena tanto sacrifício inútil. Através da troca de alguns hábitos por outros mais saudáveis, o organismo fica mais fortalecido e o emagrecimento ocorre de forma natural e definitiva.

O que acontece então é que ao invés de adotar uma dieta, passa-se a adotar a reeducação alimentar,  através da incorporação de decisões saudáveis no dia-a-dia e a conscientização daquilo que é mais saudável e adequado ao organismo como um todo.

Nunca devemos nos esquecer também que quando decidimos efetuar alguma mudança na alimentação,  devemos  passar pela avaliação de um nutricionista, que irá indicar o que é melhor para nosso corpo, baseado em exames laboratoriais.

A boa vontade e auto disciplina também são essenciais, portanto não desista facilmente. Tenha perseverança e a certeza dos bons resultados que logo começarão a aparecer.

 Boa sorte!