Dizem os populares que a "esperança é a última que morre". Os antigos já diziam: "quem espera sempre alcança".
"Data venia", ouso divergir. Embora a "voz do povo" seja considerada a "voz de Deus", na minha concepção, "quem espera se desespera" (raramente alcança). E aqueles que acreditam que a "esperança é a última que morre", sinto muito, pois é fácil deduzir que a sua morte precederá a dela ? o que é muito triste (fato "desestimulador de gente", não?).
Pergunto: esperar pra quê? Por que não agir desde logo?
Há um ditado que diz assim: "quem espera se desespera". E eu concordo plenamente!
É fundamental que o indivíduo aja ? o que não significa dizer que deva agir com afobação, sem mensurar, previamente, os "prós e contras".
"Não esperar" significa dar o "primeiro passo", que aliás, é muito fácil! Mas sem pressa! Afinal, quem tem pressa se estressa (não caia nessa!). O estresse abala o sistema imunológico, permitindo que males indesejáveis se desenvolvam no nosso organismo.
Dar o "primeiro passo" significa "não esperar a morte chegar", amigo (a). Significa abrir mão dos velhos hábitos, do comodismo, e partir em busca dos seus sonhos. Significa tomar uma escolha consciente, antes que escolham por você (antes que determinem como você deve pensar e agir).
Como diz a eterna canção, caro leitor, "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Não espere, portanto, que aquela pessoa maravilhosa, bonita, educada, inteligente e generosa surja do nada ou "caia de pára-quedas" na sua vida. Vá ao seu encontro, se é que me entende! E acredite, pessoas assim, com tantos predicados, existem (se você não as achou, é porque talvez não tenha agido). O "mundo é pequeno", e "quem procura acha"., e sorri com graça.
Amigo (a), se ambiciona realmente uma promoção no seu emprego e um significante aumento de salário, não deixe para agir com presteza e seriedade somente após a concretização da sua ambição. Haja de forma séria e comprometida sempre, pois do contrário, correrá um sério risco de nunca ver o seu sonho finalmente concretizado.
Logicamente, antes de agir, analise com consciência as futuras conseqüências dos seus atos. A precipitação pode gerar frustração. E a frustração gera depressão, que pode nos levar à solidão, um dos principais sintomas de fracasso da civilização humana.
Aja, mas sem pressa! Lembre-se: "Quem tem pressa come cru". Embora alguns prefiram certas "comidas cruas", o certo é que a grande maioria as prefere "ao ponto" ou "bem passadas", visto que a maturação da idéia diminui consideravelmente os riscos de "algo" dar errado.
Caro leitor, haja, no mais das vezes, como uma tartaruga, e não como uma lebre afobada. É preferível a postergação de um sonho à destruição total deste.
A pressa, como diz o ditado, é "inimiga da perfeição".
Lembre-se da famosa fábula de Esopo: "A lebre e a tartaruga". Esta venceu a corrida, mesmo com suas limitações explícitas. Como demonstra a fábula, a limitada tartaruga, sem pressa de vencer, foi perfeita, firme no seu objetivo, muito diferente da lebre, que se cansou em meio à célere corrida, e cochilou, deixando escapar facilmente a vitória.
Inegavelmente, locomovendo-se a passos lentos, a tartaruga pôde visualizar melhor o terreno, criar uma estratégia "de jogo" ? o que lhe possibilitou alcançar o primeiro lugar na disputa.
E quantos não querem o "primeiro lugar", não? Não que isso seja primordial. Longe disso! Nem sempre os "primeiros" serão os melhores. Mas pense bem e me diga: "As primeiras colocações, ajudam ou não ajudam no mercado de trabalho?". "São relevantes ou não para a ocupação de um determinado cargo público?". "Têm ou não influência no acesso às universidades?". "Contribuem ou não para uma promoção ou ascensão no emprego?".
Lembre-se: os últimos, numa disputa, ainda que sadia, normalmente são preteridos. Os últimos, inclusive, em algumas competições esportivas, são rebaixados. E geralmente os rebaixados são preteridos e raramente são convocados para compor o "grande time". Lamentavelmente, é assim que "funciona a coisa". Faz parte da seleção profissional e não adianta reclamar, pois nada vai mudar.

Mude e aja enquanto há saúde e razão para viver. Não adoeça por inércia. Infelizmente, alguns vivem para morrer. Só esperam a morte chegar. Limitam-se ao extremo, à espera de um milagre. Acomodam-se e não ousam desafiar o destino.
Teoria e prática são amigas, não inimigas. Caminham juntas! Uma não sobrevive sem a outra. Se você é teórico e sonhador, coloque em prática os seus sonhos, do contrário, não haverá tempo para terminar a sua história (e tudo ficará só na "teoria", infelizmente).
Não "durma no ponto" como fez a lebre na fábula de Esopo. "Quem dorme, pouco aprende", e não acha tempo para pôr em prática seus projetos de vida.
Acredite na sua capacidade e Deus estará sempre olhando por você (onde você estiver). Os "espinhos terrenos" são degraus na escalada rumo ao cume; à "ponta ascendente da tabela". Alguns espinhos machucam, no entanto, são necessários para a sua sobrevivência e imunização. Até mesmo a bela rosa tem espinhos. E a convivência é ótima. Lembre-se disso!
É o caminho das pedras, amigo (a). Mas vale a pena! Dê o primeiro passo e não tenha pressa. Como diz a música de Gilberto Gil, "tudo vai dar pé". Basta que dê o primeiro pontapé, e com fé, pois a "fé não costuma faiá".
Boa sorte. Sucesso!