TOMANDO POSSE DO QUE É MEU

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Redigida em: 12/06/09

Quadrangular - Itajubá/MG

[email protected]

 

 

Texto:

Lucas 15: 8-9

08. Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

09. E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

 

Ø      INTRODUÇÃO

                   Esta é uma mensagem que está caindo no esquecimento de muitos, pois estamos perdendo valores dentro de casa. Quero com esta mensagem alertar o povo de D’us sobre algo que está acontecendo não só no meio da sociedade em que vivemos, mas também dentro das igrejas, as quais denominamos de “as igrejas dos últimos dias”, talvez numa analogia sobre a vinda breve do Messias.

                Gostaria que cada leitor pudesse meditar neste contexto e vislumbrar a verdade e não ser hipócrita quanto à situação em que vive, ou em que passa sua igreja. Abra os olhos e aceite a verdade, pois “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará da ignorância e da inoperância”. Vamos sair da inércia e sermos um povo em constante movimento.

                Escolhi este texto, por que gosto de pregar sobre texto conhecidos, embora tenha buscado me aprofundar mais no Tanach (velho testamento), mas o texto é fascinante. Creio que todas as parábolas proferidas por Yeshua, foram verídicas, e não apenas um conto ou uma história, pois o meu Senhor não precisa de “historinhas ou contos da carochinha” para conquistar nossos corações. Então creio em meu coração que cada uma das chamadas parábolas foram fatos concretos ocorridos no seio da humanidade, que estavam registrados na mente eterna de Jesus.

 

Ø      O VALOR DE UMA DRACMA

A dracma era uma moeda grega, de prata, cujo valor era semelhante ao do pagamento de uma diária do trabalhador. Esta parábola nos mostra a moeda que se perdeu dentro de casa, provavelmente tivesse caído de maneira imperceptível da cabeça daquela mulher, pois as mulheres casadas, daquela época, usavam na cabeça um enfeite especial, um tipo de grinalda feita de moedas valiosas, neste caso as dracmas. Essas grinaldas de moedas representavam o dote da noiva e eram colocadas no dia do seu casamento. Elas representavam dote de casamento, elas também tinham um grande valor sentimental.

Sefer bereshit c.24, (Gn 24), vemos o servo de Avraham dar para a escolhida esposa de Ytzack, um dote valioso, que representaria a partir daquele momento que ela estava comprometida com alguém. Então perder uma dessas moedas era vergonhoso e inconcebível, pois poderia até ser tida como uma prostituta. Mas a mulher da parábola acende a candeia, varre a casa e a procura com diligência até encontrá-la. E então se alegra com as amigas, que sabem o valor de cada dracma…

 

Ø      AS DRACMAS PERDIDAS

Este contexto, que a meu ver se trata de uma História verídica, nos mostra entre tantas revelações, os valores perdidos dentro de casa.

Segundo a tradição judaica, uma mulher vista em público sem as dracmas, ou seja, a sua grinalda de moedas na cabeça, era tida como uma prostituta, o que não era o caso da mulher relatada por Yeshua, pois ela perdeu uma da dez dracmas, e não todas, e dentro de casa e não na rua, pois o fato de tê-la perdido dentro de casa nos leva a crer que a possibilidade de encontrar a dracma era grande, ao contrário do que seria se a perda tivesse se dado na rua.

Hoje tenho observado, e visto que muitas famílias perderam suas dracmas. Lares onde não se vê o respeito, onde filhos já não beijam seus pais, onde pais não têm diálogo com seus filhos, mesmo morando debaixo do mesmo teto, casais que vivem de aparência, esposa que aturam seus maridos, homens profanos e adúlteros, levando doenças para dentro de casa. Mulheres que estão transformando seu lar em “chiqueiros”, onde só se vê bagunça e sujeira, mulheres preguiçosas, que passam o dia usando a língua ao invés das mãos.

Dentro dos lares dos dias de hoje não mais se pode ver valores importantes, e depois os filhos crescem e se tornam pessoas marginais, homossexuais, e outros tantos que herdarão o inferno, e seus pais ainda perguntam: “O que foi que eu fiz a D’us para merecer isto?”

Eu te digo: Dracmas perdidas que você não foi buscar. Dracmas que você não se importou com o valor e acabou caindo no esquecimento. Eu ainda poderia falar de outros valores perdidos. Mas o que dizer das dracmas perdidas dentro da igreja. E se aigreja é a noiva do Senhor e tem perdido dracmas, então ela esta se tornando uma igreja adúltera. Mas quais os valores perdidos dentro da igreja?

- O amor -

Não se ama como se deve. Vemos que a igreja de atos dividia tudo o que tinham e o Senhor acrescentava as almas que deveriam ser salvas. E ao contrário disso estão pregando que dentro das igreja você vai ficar rico, transformando a igreja em um parque de diversões, sendo que ela é UM HOSPITAL DE FERIDOS.

 

- A Palavra -

Hoje a moda é “reteté”, estão buscando a igreja que mais pula e se tem “profetada”, mas se esquecem que entre um versículo e outro, entre um capítulo e outro, se passava anos, D’us não fala “toda hora”. Eu conheci uma igreja que nos dias de quarta-feira é o dias das profecias, (como se Hashem só falasse na quarta). E o povo está sedento de ouvir uma palavra que cura e salva.

 

- A unidade –

Hoje a verdade que se vê é “cada um por si e D’us por todos” (leia a minha mensagem O ABRAÇO DOS PINGUINS). Pastores preocupados em não perder ovelha para outro pastor, mas estão perdendo-as para o mundo. A moda é eu não libero ninguém para irem a eventos de outra igreja, como se a outra igreja não fosse para o céu, ignorantes, o pior é que me refiro de pastores fazendo boicote dentro de seus próprios ministérios.

 

- A obediência –

Fico tremendo de ira, quando vejo um rebelde em desobediência, e sabendo que a obediência é um dos princípios da benção. Pastores que estão contra seus líderes, onde saem e abrem seus próprios ministérios “Igreja evangélica, apostólica, cristã, missionária, pentecostal dos rebeldes”.

 

- A fidelidade –

Não semeamos na obra, queremos fazer uma troca com Hashem, infiéis nos dízimos e nas ofertas, mas queremos as bênçãos a todo custo, e aquilo que o homem semear isso, também colherá (Gl-6:7). Infiéis aos cultos, preferindo ficar na frente do “fantástico, bbb, tela quente”, e deixamos o verdadeiro Fantástico, que opera em tela quente, nos cultos, de lado. Povo infiel.

                Eu ainda poderia falar da dracma da fidelidade, da hierarquia, do bem alheio, da perseverança, da administração do que é de D’us, etc...

                Mas para encerrar, eu, na direção de D’us, gostaria de me dirigir aos fieis, aos obedientes, aos unidos, pregadores e aos amorosos, e a você que ao ler esta mensagem resolveu buscar a dracma perdida. Gostaria de falar sobre a última dracma perdida. Uma que se perdeu também dentro de casa, mas não por imprudência, ou negligência, mas por causa de pessoas, lutas, vales e problemas. Uma dracma que o inimigo de nossas almas tem lutado para que possamos perde-la. A dracma dos sonhos.

 

Ø      TOMANDO POSSE DO QUE É MEU POR DIREITO

                Muitos fiéis verdadeiros ainda estão espalhados pelo mundo e entre estes alguns tem perdido A DRACMA DOS SONHOS, e com o passar dos dias, vem as lutas, as provações, as dificuldades, e aquilo que era lindo se tornou feio, aquilo que era projeto, caiu no esquecimento, aquilo que era prioridade, agora é secundário. Falo da dracma do casamento, quando você sonhava com seu conjugue, e agora já nem liga mais. A dracma dos filhos, quando você se casou e projetava ter dois filhos e não consegui nenhum e agora já pensa em adotar (não que isso seja errado).

                Quero que você agora creia que Hashem, esta abrindo seu ventre e terá filhos. Creia que seus sonhos voltarão a viver em seu coração, creia que sua vida pode mudar.

                Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não obstante, para se achar o que se perdeu, devem-se tomar as atitudes da mulher citada por Yeshua. Então veja:

 

ACENDER A CANDEIA

Mateus 6: 22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;

                Este passo é imprescindível para se achar a dracma perdida, devemos abrir nossos olhos, para a verdade, para a luz da palavra, para vermos os verdadeiros profetas que pregam a palavra de D’us e não um evangelho da prosperidade e da riqueza. Abra seus olhos, pois assim verá a dracma perdida quando tomar os outros passos que a nossa amada irmã tomou.

 

VARRER A CASA

Romanos 8: 26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

                Sim! A vassoura é o Espírito Santo que entra onde nós não podemos entrar; que passa onde não podemos passar; que vai onde não podemos ir. Só Ele pode nos ajudar a encontrarmos nossos sonhos perdidos, pois Ele tem poder.

 

BUSCAR ATÉ ACHAR

Mateus 24: 13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo

                Devemos se perseverantes na vida, nas lutas, nas provações, e que dizer nos sonhos, mas só podemos perseverar com a certeza da vitória, se estivermos em Cristo Jesus. Continue nessa força meu amado leitor. Busque a dracma que estava perdida, não a deixe em meio ao esquecimento, você tem o Espírito Santo para te ajudar em todas as horas de sua vida.

 

Ø      CONCLUSÃO

                Não vou fazer nenhuma conclusão sobre esta mensagem. Mas faça você mesmo. Tome posse do que é seu por direito.

 

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0(xx)35.9199.71.01

0(xx)35.3621.16.17