Escrito em Ribeirão Pires 21 de Maio de 2009

A educação e a cidadania dependem uma da outra, pois não pode haver educação, se a cidadania não é executada e não pode haver cidadania, se a educação não é ensinada.
É difícil, porém, não é impossível conciliar educação e cidadania no Brasil, pois há dispositivos capazes para tal realização.
A educação deve ser ensinada nas escolas, para que as pessoas aprendam com ela a cidadania, que deve ser praticada.
Em nosso país, existem muitas pessoas que têm educação e por isso, sabem o que é cidadania; todavia, pelo fato dessas pessoas não viverem o que aprenderam, elas não praticam a cidadania.
Viver o que se aprendeu, é executar o que nós aprendemos. Na maioria das escolas, os alunos aprendem como devem praticar a cidadania (sabendo dos seus direitos e deveres: votando, conhecendo dobre quem está administrando o seu município, cobrando dos políticos e dando opiniões para melhorar as nossas vidas).
Se praticarmos a cidadania que aprendemos na escola, o conciliamento da educação e cidadania estará concluído.
A partir desse passo, só precisamos nos manter praticando a cidadania, pois plantando a cidadania, nós, futuramente colheremos muitas dádivas, como o respeito, a união, a paz, a prosperidade, a sabedoria, dentre outras coisas.
Portanto, devemos nos manter sempre firmes e constantes com a prática da cidadania conhecida por nós, pois assim seremos vitoriosos!