No programa semanal do Professor Marins o tema discutido foi à falha de comunicação que ocorre em toda a empresa tanto na parte interna quanto na externa. Essas falhas de comunicação resultam em retrabalho e tudo que se faz de novo tem um custo envolvido, seja de tempo, dinheiro ou problemas com clientes ou fornecedores enfim as empresas precisam aprimorar a sua comunicação em todos os níveis.

Na comunicação interna a empresa precisa melhorar a comunicação entre os chefes e subordinados os primeiros precisam dizer o que querem comunicar com antecedência as tarefas, muitas vezes precisam tudo para ontem e cobram tudo para daqui uma hora o chefe precisa deixar bem claro o que quer dar instruções e acompanhar a tarefa para não haver o retrabalho.

Alguns chefes não mensuram as informações que passam para seus subordinados, estes por sua vez tem medo de pedir para que seus chefes repitam as instruções, medo de perecerem ingênuos ou incompetentes as reuniões devem ser curtas, objetivas e rápidas para permitirem uma boa comunicação oral permitindo que as pessoas falem e de opiniões não deixando que elas apenas se comuniquem por e-mails que quase sempre são uma cocha de retalhos, uma emenda de vários assuntos que apenas servem para confundir mais.

Na área externa, se com clientes precisam saber o que eles querem saber vender e entregar e dar assistência técnica e manter o cliente através fiel quer seja através de envio de malas direta ou outras atividades de retenção de clientes lembre-se não se deve prometer o que não se pode entregar. Se com fornecedores precisam saber transmitir o que querem, as especificações dos produtos, data de entrega, cor, ou seja, tudo que a empresa quer ou precisa, se com a comunidade ou investidores precisam transmitir e divulgar dados corretos e significativos.

Em matéria de comunicação o Brasil tem muitos problemas de comunicação, as pessoas evitam dizer francamente o sentem com relação a um assunto, muitas vezes quando isso acontece não se separa o assunto pessoal do profissional e geram-se mais contratempos.

A comunicação em uma empresa precisa ser mais bem cuidada, deve-se criar um código interno para tipos de ocorrências mais frequentes, um manual de procedimento para cada tipo de comunicação a ser dada seja para os clientes ou para com os funcionários.

A comunicação empresarial deve ser clara, leal e simples para surtir efeito, pois o grande Chacrinha já dizia "Quem não se comunica se trumbica!"