1. INTRODUÇÃO E RESUMO DO PLANO INICIAL


Este relatório é referente às atividades de iniciação científica, desenvolvidas pela aluna Lucinéia Batista Costa do Nascimento, no período de Julho de 2006 à Janeiro de 2007, sob orientação da Profª Doutora Sonia Maria Portella Kruppa.
A realização desta pesquisa de iniciação científica teve apoio e financiamento da FAPESP (processo 06/55426-9), sendo vinculada à pesquisa "O direito por Educação Básica - estudo da demanda social e do atendimento público em uma micro-região urbana" (processo FAPESP nº 01/13134-8), realizada em parceria com a Prefeitura de Santo André - Secretaria de Educação e Formação Profissional e Secretaria da Saúde - doravante chamada de pesquisa principal, com os seguintes eixos temáticos: Escolas e Sistemas Públicos da Educação Básica; Educação Básica, Família e Gênero; Educação Básica, Jovens e Políticas da Juventude; Educação Básica, História Local e Memória, realizada por três professores e cinco bolsistas do curso de Pedagogia, com iniciação científica pelo Centro Universitário Santo André.
A pesquisa de iniciação científica visou a contribuir com a pesquisa principal, em especial, com o eixo da História Local e Memória, propondo a comparação dos documentos existentes nos arquivos de duas das escolas estudadas: E.E. Profº "Rener Caram" e E.E."Pe Agnaldo Sebastião Vieira".
A escolha destas escolas se deu pelas características semelhantes de níveis de atendimento e de data de criação, sendo a E.E. Profº Rener Caram instalada em 1964 e a E.E. Padre Agnaldo Sebastião Vieira em 1966.
O presente trabalho, teve como objetivo estudar as possibilidades que os documentos armazenados por unidades escolares trazem à recuperação de sua memória e das formas pelas quais as políticas públicas ordenam os sistemas de ensino e seus equipamentos.
Visou a realizar a comparação dos documentos encontrados nos dois arquivos escolares, contribuindo para a formulação de um roteiro de busca, seleção e ordenamento de arquivos de documentos escolares, que pudesse ser usado nas demais escolas da pesquisa principal e de outras pesquisas.
Pretendia também por meio de registros das imagens e de outros documentos guardados pela escola, aferir as marcas deixadas ao longo da interação da escola com a comunidade, no que se refere ao processo de escolaridade da população local aos registros das construções e transformações do espaço escolar; aos sujeitos envolvidos - seus professores, alunos e funcionários.
O trabalho foi proposto por um período de seis meses (anexo 1- cronograma das atividades), prevendo leituras relacionadas à memória e ao projeto principal, bem como à pesquisa documental e de imagens, realização de entrevistas, e finalmente uma roda de conversa com a comunidade escolar, com a finalidade de resgatar informações adicionais e complementares, que fossem possíveis, para uma reflexão das informações pesquisadas.