Segundo Chiavenato (2000, p. 142), Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compre-ensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.
Atualmente, nas organizações, a comunicação possui grande valia e afeta diretamente o desempenho dos colaboradores, portanto uma informação passada de forma adequada e clara resultará em uma atividade bem executada, uma comunicação objetiva e eficiente entre os setores reverterá em troca de informações corretas, entendimento e afinidade entre os trabalhadores em que todos se comunicam e interagem, melhorando a motivação, o relacionamento entre os funcionários e consequentemente o Clima Organizacional, eliminando as falhas e deficiências na comunicação.
Entretanto, alguns fatores podem influenciar negativamente a comunicação empresarial, sendo eles: a falta de conhecimento do assunto abordado, informações que são interpretadas de maneira equivocadas e repassadas adiante. Nesse caso não podemos jogar a responsabilidade para determinado setor porque a comunicação deve ser repassada de maneira adequada desde o diretor até a área operacional para manter a produtividade e qualidade nos serviços realizados.
Conforme a pesquisa realizada pelos alunos da faculdade SPEI no segundo semestre de 2010, com 700 pessoas de Curitiba e região metropolitana, foi observa-do que 369 pessoas avaliam a comunicação de seu chefe com os funcionários, como boa, isso nos revela que as organizações estão evoluindo a cada dia, trocando informações e mantendo um bom relacionamento interno.
As informações da empresa sobre as normas da ISO, políticas de qualidade, missão, cultura, princípios de excelência, código de conduta, deve circular pela em-presa, para que todos os trabalhadores estejam atualizados e saibam o que aconte-ce dentro da organização e o que ela espera dele. Foi o que constatamos na pes-quisa realizada quando questionamos os 369 respondentes em relação à comunicação entre o chefe e os funcionários, 44% da área "administrativa e técnica" responderam que a comunicação é "boa", Já na área "operacional" somente 22% avaliaram a comunicação como sendo boa, o que nos mostra que as informações tende a chegar de maneira mais rápida e objetiva no setor administrativo por ser a área que possui mais contato com seu superior, além de possuir ferramentas para desenvolver a comunicação interna, aos poucos as empresas estão se adaptando para que todos os setores trabalhem unidos, atingindo as suas expectativas e objetivos.
Vale lembrar que a comunicação dentro das organizações sempre será impor-tante e necessária para que elas se mantenham competitivas em relação às demais e para que haja troca de informações corretas entre os funcionários e os chefes, com a finalidade de alcançar as metas pré estabelecidas, mantendo um "Rapport", ou seja, entrando em sintonia com o funcionário para que as informações sejam transmitidas com confiança e harmonia, pois comunicação nada mais é que uma troca de entendimento e afinidade entre as pessoas.
Esse artigo foi publicado pelas alunas Cleonice Batista, Débora Alves e Denise Cristina do 4°Período de Gestão de Recursos Humanos, Faculdades SPEI.