Resumo

Esse artigo aborda um paralelo traçado entre texto e imagem, entre a linguagem escrita e a visual, com um olhar diferenciado sobre a arte e a educação e seus complexos.

Um texto sobre a valorização do processo criativo e produto final, focados nas artes e na educação.

Esse artigo tem como objetivo demonstrar que a educação possui como processo de aprendizado muitas linguagens e que para adquirir conhecimento e um desenvolvimento intelectual é necessário estar aberto ao “aprender-ensinar-aprender”, que é um círculo que se completa.

Palavras chaves: Imagem, texto, educação, criação,

Introdução

Somos alvos e praticantes da violência e do preconceito. Necessitamos e convivemos com estímulos que a todo o momento nos fazem viver de uma maneira, determinada pelos relacionamentos que vivemos, pelo fluxo de atividades que exercemos que muitas vezes não notamos o que está acontecendo ao nosso redor. Estamos acelerados a tal ponto que quando olhamos uma imagem como do rapaz segurando um objeto em um edifício em tamanho gigante, a principio vemos uma arma.

Detalhe grafite Tate Modern

A primeira impressão que a imagem sugeri, uma arma apontada, chega causar um mal estar, certo constrangimento, mas observando com o olhar diferenciado e atento, nota-se que a arma é uma filmadora. Ela nos mostra ação e nos aguça o olhar. Essa forma de mostrar arte já se fazia presente em muitos quadros e esculturas que provocavam essa relação de movimento e ação. Causava impacto, seja pela sua forma, conteúdo ou num contexto mais contemporâneo, pela sua manifestação visual relacionando-se com o observador da obra, interagindo, interferindo em um resultado, que não necessariamente seja finalizado, que está sempre em movimento.

Portanto, a imagem induz ao pensamento. Cria no imaginário outras imagens e rapidamente nosso pensamento associa a fatos relacionados com as nossas experiências vividas, nesse momento poderá ser conduzido pela percepção e pela sensibilidade de cada pessoa.

Serão abortadas nesse artigo, reflexões no que textos e imagens, sejam elas através de fotos, filmes, pinturas e muitas outras técnicas, transmitem de informação para um individuo, oferecendo a ele um determinado conhecimento sobre o mundo. Ao assistirem um filme, lerem um livro ou apenas ao verem uma imagem, pessoas vivem experiências incríveis , com possibilidades de alteração em atitudes e conceitos pré-estabelecidos , por serem tão intensa o que o uso dessas linguagens despertam no comportamento social.

Considerações sobre imagem e texto.

Com a velocidade das informações, nossa percepção é afetada, nossa imaginação já recai nas lembranças vividas de violência ou qualquer outra forma de agressividade que somos obrigados a conviver diariamente e cria armadilhas aos nossos olhos.

A morte tornou-se algo banal e excitante. Até que ponto o ser humano é seduzido pela imagem? Ou pela propaganda?

Essa imagem é um ato de inconformismo com a situação de preconceito e violência de apatia que vivemos nesse tempo.

Sempre haverá pessoas interessadas em lutar por algo melhor para a vida das pessoas, sempre haverá pensadores, pessoas que influenciam uma geração ou mais gerações, porque sempre haverá pessoas dispostas a ouvir e aprender, repassando esses conhecimentos com generosidade.

Ao olhar uma imagem, ao ter um encontro com uma pintura, ao ler um livro, uma pessoa poderá viver muitas experiências inesquecíveis, sejam elas agradáveis ou não.

Esse ato é exercido por uma sensibilidade capaz de criar vínculos entre o observador e o executor do objeto em questão. Esses vínculos que tornam fortes as opiniões das pessoas sobre as imagens na qual foram fazendo com que suas memórias sejam revividas, suas frustrações ou desejos sejam transferidos dessas imagens para a realidade e assim impulsionando a criação.

Criação. Uma eterna insatisfação.

O processo criativo tem como a edição de imagem (seja qual for a técnica) vários estímulos para concretizar seu projeto como, por exemplo, o descontentamento com uma situação política, social e econômica, com a formação de idéias, que vão sendo combinadas e expressadas, tudo isso envolvendo o artista por inteiro. Naturalmente, causando nele um estado de euforia com a provável concretização de toda a sua idealização e demonstração do produto final.

Vária leituras nos mostram que o produto final , não precisa ser necessariamente “produto final” como conhecemos, pode ser toda a transição de criação, desde o momento da visualização da idéia , até as produções finais. Toda essa trajetória seria a obra em si.

É interessante analisar por esse ângulo, assim conseguiremos observar que o processo criativo vai muito mais além de apenas uma idéia. A sensibilidade para desenvolvê-la, a dedicação em tornar o imaginário em um momento-obra, apreciado pelo meio em que ele se relaciona, causando a sensação de êxtase ao artista e aqueles que apreciam com admiração a criação. É a consagração do artista e de todo o seu processo criativo.

A valorização do processo criativo por todos que admiram a obra em si é um momento importante na produção qualitativa, avaliando não só a obra como todo o processo e assim gerando opiniões favoráveis ou não, desenvolvendo o pensamento, criando polêmicas, interferindo direta ou indiretamente na educação.

A arte contribuindo para a educação

Para se trabalhar com a Arte é necessário promover um diálogo entre o observador e a obra. Fazê-lo entender, analisar, observar, perceber, distinguir, criticar e apreender o que a obra relatada pelo autor tem para dizer, fazendo com que a pessoa tenha que expressar algum sentimento, seja de bom ou ruim, porque como Gombrich nos relata em seu livro de História da Arte , tudo é uma questão de gosto.

Várias são a linguagens usadas para praticar arte.

Na sala de aula, podemos contar com práticas pedagógicas modernas que se apropriam de técnicas diferenciadas para transmissão de conhecimento e troca de informações.Muitos são os recursos disponíveis aos educadores para tornarem suas aulas mais interessantes e participativas, tentando chamar atenção, como filmes, vídeos, usando toda a tecnologia ao seu alcance.

Brandão em seu livro “ O que é Educação” nos mostra que a educação pode ocorrer onde não há escola e por toda parte pode haver redes e estrutura sociais de transferência de saber de uma geração a outra. A evolução da cultura humana levou o homem a transmitir conhecimento, criando situações sociais de ensinar -aprender-ensinar.

11

Durante a história, o que se percebe, que cada sociedade cria e impõe o tipo de educação de que necessita e com a influencia dos artistas, criam-se propostas de oposição ao que é imposto, um ato de rebeldia e descontentamento com a situação.

No filme “O Sorriso de Mona Lisa”, uma professora, uma mulher além do seu tempo, uma mulher moderna, tenta modificar comportamentos pré-estabelecidos.

Em uma época entre 1950, que as estudantes eram treinadas para um casamento “feliz para sempre”, as mulheres apenas desejavam serem boas esposas, dedicadas, vivendo exclusivamente para o lar, recebendo exemplar educação para serem esposas cultas e excelentes mães , deixando de acreditar que eram pessoas dotadas de inteligência e capacidade de serem melhores do que achavam que eram, uma professora constrói , usando sua disciplina, História da arte como instrumento para alterar e transformar pensamentos, luta contra preconceitos.

Ela tenta mostrar que existe muito mais coisas além de um casamento, ela quer que essa meninas tenham a chance de decidir sobre o futuro delas, e através da Historia da Arte, que ó curso que ela ministra, ela vai fascinando e abrindo o entendimento, demonstrando como é maravilhoso acreditar em sonhos e colocá-los em pratica , mesmo contra tudo e contra todos. É a arte cinematográfica sendo usada para mostrar a revolução interior que pode ser transmitida pela educação, rompendo com paradigmas arcaicos, revolucionando época, e libertando mentes.

Assim como ela, a professora nesse filme, assim são os educadores de hoje, buscando inovações tecnológicas e pedagógicas, procurando enquadrar o ensino em artes de uma maneira que venha a contribuir para formação criativa e imaginativa da criança, do aluno.

A Educação como processo ou produto final?

Experiências e métodos inovadores que ao longo dos tempos vão sendo criados e modificados para influenciar o pensamento, para que o ensino das artes contribua com a melhor qualidade da formação do “SER” humano.

Existe relação entre pensamento e linguagem. Então educação poderia caracterizar-se como um desenvolvimento intelectual, beneficiando-se de várias linguagens para que um indivíduo venha crescer intelectualmente.

Conforme Brandão não há uma forma única de educação, existe uma troca de conhecimento, que através dessas linguagens se completam.

Através da analise textual e imagem, uma rede de saberes se entrelaça e se completa conforme esse artigo sugere. Com a imagem, nossa percepção é aguçada e faz com que a arte expressa pelo grafiti em um edifício seja responsável por abertura para vários entendimentos e seja explorado todo o potencial artístico para criar debates sobre arte, provocando reações. E esse não é o objetivo da arte? Provocar?

Talvez seja esse o maior desafio dos professores de arte, entendê-la para poder passar adiante o conhecimento e vencer o desafio de tornar o ensino de arte mais atraente aos jovens alunos.

Muitas tentativas foram feitas para preparar professores especializados em artes, algumas com sucesso outras nem tanto , mas todas foram validas e contribuíram para a melhoria do ensino em artes.

Com o setor político dominando a educação, tudo é voltado para o que os governantes entendem como uma ”boa política educacional”, e assim só é ensinado o que o governo determina.

“Mas, apesar da equivocada política educacional do governo temos experiências de alta qualidade tanto na Escola Pública como na Escola Privada e principalmente nas organizações não governamentais que se ocupam dos excluídos, graças a iniciativas pessoais de Diretores, de Professores e mesmo de artistas.”

Ana Mae Barbosa

O poder da educação está nas mãos dos governantes, eles ditam o que devemos aprender e como devemos, mas sempre haverá formadores de opiniões. Pessoas que se importam com a educação, com o que está acontecendo ao nosso povo.

Através dos livros escritos por esses autores que expressam suas opiniões, podemos notar que existe um envolvimento de todos, em um determinado momento, por aprender, ensinar , misturando a vida , não só com um tipo de educação, mas com vários.É um conjunto de saberes sendo exercitados, trocados e ensinados. Saberes familiares, escolares, saberes de rua, enfim, saberes que passam de geração em geração.

A formação básica dos nossos jovens não é suficiente para garantir uma educação de qualidade, mas com a organização privada esse quadro está mudando gradativamente.

Em função de pensadores como a pesquisadora, Ana Mae Barbosa, muitas teses de doutorados e mestrados foram elaboradas com essa temática,

Muitas manifestações, muitas associações foram criadas e desfeitas, mas com certeza o fruto de toda essa luta está ainda amadurecendo, principalmente nos corações de professores apaixonados.

Esse é o segredo do sucesso da educação, ou melhor, não só na educação como em todos os setores, necessitamos de profissionais apaixonados pelo que realizam e idealizam, somente assim a educação poderá ser completa como a arte, com o seu processo de criação e o seu produto final de qualidade.

Capacitando o individuo, preparando para enfrentar situações com sensibilidade e determinação, respeitando as culturas de outros povos e se apropriando de outras para seu crescimento intelectual.

Referências Bibliográficas

Foto ilustrativa Google imagem Detalhe grafite Tate Modem

SALLES, Cecília. Gesto Inacabado processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablune, 1998

BARBOSA, Ana Mãe. Arte/Educação no Brasil: do modernismo ao Pós-Modernismo

O Sorriso da Mona Lisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003 1DVD (117min), color, legendado

BRANDÃO. Carlos R. O que é educação, 33ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 1995

GOMBRICH, Ernst Hans A História da Arte, 16ª Ed, 2000