WebArtigos.com - Leia e Publique Artigos - http://www.webartigos.com
Entendendo Os Alimentos E Alzheimer
http://www.webartigos.com/articles/7313/1/entendendo-os-alimentos-e-alzheimer/pagina1.html
Izaara Alvarenga
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência em Alimentação Hospitalar. Faz Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Tem passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial. Como responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar e Vida Mateus Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" de Lavras e "Jornal O Movimento" de Carrancas. 
Por Izaara Alvarenga
Publicado 25/06/2008
 
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, indivíduos que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer. Coneça as dicas.

ENTENDENDO OS ALIMENTOS E ALZHEIMER
ENTENDENDO OS ALIMENTOS E ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência.
A palavra demência de origem latina (dementia) é definida genericamente como “deterioração mental” e de forma mais específica, como sendo uma patologia que leva também a deteriorização das habilidades intelectuais, comprometimento da memória, da orientação, do pensamento abstrato e alterações do comportamento.
A doença de Alzheimer é responsável por cerca de 50% de todas as demências: 15 a 20% são devidas a multi-infartos cerebrais, relacionados com a aterosclerose; 20% são mistas; 10 a 20% são demências tratáveis (potencialmente reversíveis); sendo o restante devido a causas raras .

OS DOIS PILARES DA PREVENÇÃO

Especialistas constataram que o Mal de Alzheimer acomete com mais freqüência indivíduos que se alimentam mal e que não praticam exercícios físicos.
Segundo o estudo publicado pela revista científica Lancet, as pessoas que têm uma tendência genética a ter a doença, podem ter o risco reduzido em até 60% se praticarem exercícios.
Os cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que há muitas razões que explicam a influência dos exercícios sobre o cérebro e todo o corpo. As atividades físicas podem manter saudáveis pequenos vasos sanguíneos do cérebro, além de proteger contra pressão alta e diabetes.
A atividade física também pode reduzir a concentração da proteína amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas com Alzheimer.
Os cientistas também dizem que pessoas que têm um estilo de vida mais saudável geralmente tendem a beber menos álcool e a fumar menos.

A ARTE DA SAÚDE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, indivíduos que ingerem doses diárias recomendadas de minerais e vitaminas, reduzem em 55% as chances de desenvolverem o Mal de Alzheimer.
Com uma alimentação equilibrada e saudável, essa recomendação diária de micronutrientes é alcançada.
São indicados:
• Vitamina E (Óleos vegetais, cereais integrais e nozes)
• Vitamina C (Frutas e vegetais)
• Vitamina B6 (Carnes, soja e amendoim)
• Vitamina B12 (Produtos de origem animal, incluindo os laticínios)
• Carotenóides (Folhas verde-escuras) e Folatos (Vegetais de folhas verdes, extrato de leveduras e fígado).
A sua saúde é o seu maior patrimônio. Cuide dela para que possa desfrutar de uma vida longa e saudável, cheia de alegria. A prevenção é sempre a melhor escolha.
Mostre ao seu corpo que você, como uma pessoa bem informada, valoriza a qualidade de vida, como promotora da saúde. Uma semana bem informada para você.

Izaara Alvarenga
Nutricionista